Sabemos que o cenário urbano paulistano sofre bastante mudanças com o passar dos anos. No entanto, alguns lugares da cidade, parecem praticamente inalterados, mesmo já quase um século depois. Um bom exemplo é este aqui:
Instalada no início do século 20 na Mooca, a extinta Casa Vanorden, localizada na rua Borges de Figueiredo, foi uma das mais importantes tipografias de São Paulo, fornecendo materiais paras as principais repartições públicas estaduais e municipais, além das estradas de ferro.
A foto acima, bastante rara por sinal, é do ano de 1922 e mostra um trecho da Borges de Figueiredo que permanece, neste ângulo, praticamente inalterada. A Borges de Figueiredo é a que tem os trilhos de bonde na foto, enquanto onde está a carroça é a rua Monsenhor João Felipo, uma travessa curta e sem saída que dá para uma das entradas da Estação Mooca da CPTM.
Na ponta direita da foto, aparece uma chaminé que é da Antarctica Paulista, do outro lado da via férrea, na avenida Presidente Wilson.
Agora vamos observar a fotografia abaixo, que é a atual:
Pouco ou quase nada mudou no cenário, passado mais de 9 décadas. Bombardeado durante a revolução de 1924, o prédio sofreu algumas mudanças visuais pequenas. O andar superior ganhou um pouco mais de espaço tanto na parte do imóvel que está na Borges de Figueiredo, como na travessa do lado direito.
A área aberta a direita, na rua Monsenhor João Felipo, ganhou um galpão que por anos pertenceu a ferrovia Santos-Jundiaí, e que hoje opera uma locadora de veículos. Já o paralelepípedo por sua vez deu lugar ao asfalto. Um dos postes, diante da antiga tipografia está na mesma posição até hoje. A chaminé da Antarctica está por lá ainda. Por fim, chama a atenção na fotografia atual a enorme poluição visual causada pela fiação aérea…
Por quantos ainda este belo cenário parado no tempo irá sobreviver ? Bem diante da velha Vanorden, ficava o Açúcar União que deu lugar a um condomínio residencial. Da velha refinaria sobrou apenas a chaminé.
Abaixo uma vitrine com produtos da Casa Vanorden em 1919:
Comentarios