Quando andamos pelo Pateo do Collegio, notamos a existência de um lindo arco com um sino. Porém, poucos sabem do que realmente se trata este importante monumento que está ali localizado: Trata-se do Marco da Paz. Conheça toda a história deste importante monumento paulistano que já ultrapassou as fronteiras da cidade e do país, estando presente também já em outras 4 nações.
Este símbolo, criado em forma de um arco com a pomba e o sino, foi idealizado pelo Sr. Gaetano Brancati Luigi, membro da Associação Comercial de São Paulo e nascido na Itália em plena II Guerra Mundial.
Durante o período da guerra, o mundo foi abalado pela dor e destruição. Naquele tempo, a presença da fome e do sofrimento era geral em todos os cantos da Europa. Neste período triste da história da humanidade, onde em seis anos de carnificina o número de mortos estimados (entre civis e militares) superou os cinquenta milhões, fora os quase trinta milhões de mutilados, os que sobreviveram estão entre nós para contar a triste história da guerra.
Na cidade de Orsomarso, província de Cosenza, Itália, um menino sobreviveu e resumiu em poucas palavras seus sentimentos naquela época de horror: “Naquele tempo, os meninos que tinham a fortuna de sair de casa com uma fatia de pão e ir à praça, logo vinham os companheirinhos correndo pedir um pedaço daquele pão, com a promessa de que quando a mãe fizesse pão, eles compatilhariam também um pedaço”.
O principal sentimento deste menino era o medo de crescer, pois quando crescesse teria também que ir para a guerra.
No ano de 1945 esse menino, na época com oito anos, escutou os sinos que ecoaram por toda a Europa anunciando o fim da II Guerra Mundial. Na mesma hora, saiu correndo e se juntou às milhares de vozes nas praças gritando de alegria: PAZ, PAZ, PAZ.
Nesse dia histórico, nascia na mente daquele menino a idéia de criar algo que cativasse os povos e os levassem para o caminho da paz.
A guerra acabou e alguns anos se passaram até que em 1949 o então menino Gaetano, com 12 anos de idade, emigrou para a Argentina e anos mais tarde para o Brasil.
Cinquenta anos mais tarde, o menino já tinha dado lugar a um grande homem que em um certo dia do ano de 1999, percebeu a ausência do toque do sino da igreja do Pateo do Collegio, local onde a cidade de São Paulo nasceu e isso fez com o sonho daquele garoto que sobreviveu à segunda guerra mundial começasse a ser mais que um sonho e pudesse finalmente tornar-se realidade.
Com o apoio da ACSP – Associação Comercial de São Paulo – foi colocado um novo sino na torre desta histórica igreja, e a partir deste momento, o sonho que o menino acalentou por mais de cinco décadas começou a transformar no que é hoje, o Monumento Marco da Paz.
A ACSP, pelas mãos de seu idealizador leva esta proposta de paz pelo mundo. O Monumento do Marco da Paz já se encontra presente em várias cidades de nosso país e do mundo.
O Monumento encontra-se presente no Brasil em três cidades paulistas: São Paulo (no centro junto ao Pateo do Collegio, no Tatuapé e na Lapa), além das cidades de Aparecida e Bertioga. No exterior, encontra-se no México (nas cidades de Hidalgo, Laguna-Oaxaca e Cidade do México), Argentina (Mendoza), Uruguai (Punta del Este) e na China (em Xialin).

Inauguração do Marco da Paz na China
Os projetos de construção de outros Marcos da Paz já estão em andamento em outras cidades brasileiras como Ribeirão Preto, São Carlos, Rio de Janeiro e Salvador. Há projetos também de construção em cidades do mundo todo, como por exemplo:
- Argentina: Buenos Aires;
- Itália: Assisi, Roma, Orsomarso, Firenze;
- Vaticano;
- Israel: Jerusalém;
- Suíça: Genebra;
- Espanha: Barcelona;
- E mais outros sete países.
A Associação Comercial de São Paulo e o Marco da Paz atravessam fronteiras pela união dos povos na construção da cultura e da paz no mundo. Uma iniciativa brasileira de nível global.
Marco da Paz também é um troféu:
Com o sucesso já consagrado do Marco da Paz, a ACSP através de seu idealizador o Sr. Gaetano Brancati Luigi e suas 15 distritais homenageiam com a réplica do Marco da Paz, pessoas e instituições que se destacam pela sua atuação no trabalho de ação social e pela construção da cultura de paz pelo mundo. O Troféu Marco da Paz é também o troféu oficial da Corrida Internacional de São Silvestre.

Um dos troféus que serão entregues aos vencedores da São Silvestre 2010.
Comentarios