Localizado no bairro da Luz, na rua Brigadeiro Tobias, o Edifício Prestes Maia é hoje um dos inúmeros edifícios decrépitos e abandonados que encontram-se na região central de São Paulo.
O edifício era sede da empresa Companhia Nacional de Tecidos e hoje é um dos maiores símbolos de abandono e descaso na região central de São Paulo.
O local era a sede da empresa que faliu em 1991. Desde então o imóvel iniciou um lento processo de degradação que já dura mais de duas décadas. Com a demolição do Edifício São Vito, este edifício ficou com o título de maior “treme-treme” da capital paulista.
O complexo compõe dois edifícios integrados, sendo o principal, que é o menor, na rua Brigadeiro Tobias e outro, de 23 andares, na Avenida Prestes Maia.
Sem vidros, com a fachada bastante desgastada e com tapumes de madeira, o visual dos prédios é desolador. Lembra muito edifícios de locais onde onde há bombardeios, como em alguns locais do oriente médio. Atualmente ele está ocupado por movimentos de luta por moradia.
É bem possível que o prédio da Companhia Nacional de Tecidos esteja no fim de seu período como símbolo de abandono. As novas regras municipais para imóveis ociosos, com IPTU progressivo e futura desapropriação deve nos próximos anos permitir que este prédio seja recuperado e transformado em moradia. É inaceitável que edifícios enormes como este fiquem nesta situação.
Abaixo, mais duas imagens:
Comentarios